Crédito à habitação e taxas de juro

Tipos de imóvel

Existe financiamento disponível para a compra de imóveis em Portugal. Podem também ser considerados financiamentos com desembolsos faseados para construção de imóvel.

O proponente

O banco certifica se sempre de que o proponente se encontra em situação financeira que lhe permita cumprir as condições do empréstimo, com base num critério de capacidade de endividamento.

Se o proponente for trabalhador independente, o pedido deve ser acompanhado das contas auditadas dos três últimos anos, bem como das contas de gestão ou não auditadas do ano em curso, devidamente certificadas por contabilista aceite pelo banco, e ainda das declarações de impostos desses três anos.

Produtos de crédito

O banco considera normalmente financiar até sessenta e cinco por cento do valor de avaliação do imóvel, ou do preço de compra se for inferior, com um montante mínimo de empréstimo de cem mil libras ou o equivalente em euros.

Os empréstimos estão disponíveis em euros e libras. Os juros são cobrados mediante a aplicação de um spread sobre a taxa de referência de crédito à habitação na moeda escolhida.

Atualmente o banco dispõe sobretudo de dois tipos principais de crédito à habitação.

Crédito com taxa variável

As taxas de juro de um crédito à habitação com taxa variável em Portugal estão indexadas à Euribor a três ou a seis meses e acrescidas do spread aplicado pelo banco.

A Euribor é fixada diariamente por um painel de bancos europeus e é em geral um indicador da taxa a que os bancos da zona euro se financiam entre si, no Reino Unido utiliza se a LIBOR. As taxas Euribor podem ser consultadas em sites especializados de informação financeira.

No caso da Euribor a três meses, a prestação do crédito fica fixa por um período de três meses à taxa em vigor na data da escritura do empréstimo e, a cada três meses, o banco aplica a média da Euribor do mês anterior à sua prestação.

O spread é confirmado no momento da aprovação do crédito e mantém se inalterado durante todo o prazo do empréstimo.

A penalização por reembolso antecipado em créditos com taxa variável é de zero vírgula cinco por cento, de acordo com a regulamentação do Banco de Portugal.

Crédito com taxa fixa

Um crédito com taxa fixa permite planear o esforço financeiro futuro, uma vez que a prestação mensal se mantém constante durante o período de taxa fixa e o cliente fica protegido de eventuais subidas das taxas de referência europeias.

Alguns bancos disponibilizam créditos com taxa fixa durante períodos que podem variar entre um e trinta anos.

A taxa é geralmente fixada na data da assinatura da escritura de empréstimo, em função da instituição, e tem por base a taxa SWAP correspondente ao prazo escolhido.

Sobre a taxa SWAP é adicionado o spread, que se mantém também constante durante todo o prazo do empréstimo. Após o fim do período de taxa fixa, o crédito converte se automaticamente em crédito com taxa variável, salvo se a taxa tiver sido fixada para todo o prazo.

A penalização por reembolso antecipado durante o período de taxa fixa é de dois por cento, conforme previsto na regulamentação do Banco de Portugal.