A moeda em Portugal é o Euro. Na região do Algarve pode comprar ou trocar Euros com muita facilidade nas casas de câmbio (Cambios), hotéis e até em algumas lojas. Muitos bancos já não prestam serviço de câmbio. As melhores taxas e comissões encontram se normalmente nas casas de câmbio das maiores localidades. As piores taxas são quase sempre praticadas nos aeroportos e em muitos hotéis. Evite usá los, a não ser que não tenha mesmo alternativa. O ideal é ir observando enquanto faz compras e verificar sempre as taxas de comissão. Não encontrará grandes diferenças nas taxas de câmbio, uma vez que muitas casas de câmbio pertencem ao mesmo grupo.
As casas de câmbio (Cambios) estão abertas sete dias por semana nas principais zonas turísticas.
Pode ser necessário apresentar o passaporte para trocar dinheiro em numerário, situação cada vez menos comum, mas será quase sempre obrigatório no caso de cheques de viagem. Atualmente é praticamente impossível encontrar locais que ainda aceitem cheques de viagem. As lojas já não trabalham com este meio de pagamento.
Tenha em atenção que as taxas obtidas ao trocar moeda em numerário raramente são favoráveis. Há sempre comissões, mais ou menos visíveis, e as casas de câmbio não utilizam as melhores taxas comerciais dos bancos. Regra geral, a melhor opção é utilizar uma caixa Multibanco para levantar Euros diretamente da sua conta bancária no país de origem ou usar um cartão de crédito sem comissões sempre que possível. Para informação mais detalhada sobre taxas e comissões associadas ao câmbio e ao uso de cartões, consulte fontes especializadas em finanças para viagens.
Os visitantes britânicos que pretendam trocar dinheiro em numerário devem ter em conta que, em Portugal, quase sempre recebem cerca de 2% menos libras convertidas em euros do que se tivessem feito o câmbio ainda no Reino Unido.
Não é aconselhável transportar grandes quantias em numerário e é ainda menos prudente viajar com milhares de euros em dinheiro se o seu alojamento não tiver cofre.
Pode utilizar o seu cartão de débito ou crédito britânico para levantar dinheiro sempre que precisar, conforme indicado mais abaixo, e naturalmente em muitos restaurantes e supermercados. Note que a cadeia de supermercados Pingo Doce não aceita cartões de crédito em compras de valor inferior a 20 euros. Algumas lojas pequenas não aceitam cartões para compras inferiores a 5 euros. A maioria dos pequenos bares não aceita cartões.
Confirme sempre qual a taxa de câmbio que o seu banco ou entidade emissora do cartão irá aplicar. Normalmente é a taxa comercial, mais vantajosa do que a taxa turística. Informe se também sobre as comissões de transação internacional e de conversão de moeda. Pode haver uma pequena perda global na utilização do cartão, especialmente se fizer levantamentos ou compras de pequeno valor, mas é geralmente muito mais seguro do que depender apenas de dinheiro vivo.
Existem caixas automáticas Multibanco na maioria das agências bancárias, nos maiores supermercados e nas principais zonas comerciais das cidades. Há também máquinas nos aeroportos e nas principais estações ferroviárias. As operações mais comuns não têm comissão associada. Procure o símbolo azul ou verde com o M.
As instruções estão disponíveis em inglês, se necessário. O valor máximo por levantamento é de 200 euros. Pode repetir o levantamento várias vezes por dia (para cartões portugueses, normalmente duas vezes, para cartões internacionais pode ser mais). Ao inserir o cartão ser lhe á pedido o código PIN. Não se deixe confundir pelos seis asteriscos que aparecem no ecrã, se o seu PIN tiver apenas quatro dígitos basta introduzi los e carregar no botão verde CONTINUAR. Se surgir uma mensagem de serviço indisponível, é provável que a máquina tenha ficado sem dinheiro, situação mais frequente aos fins de semana e nas manhãs de segunda feira. A máquina terá um ícone com um X, mas este nem sempre é muito visível.
Os visitantes encontram máquinas Multibanco em praticamente todas as vilas e até em muitas aldeias em Portugal. Cartões Visa, Mastercard e American Express são amplamente aceites em hotéis, lojas e restaurantes. Os postos de combustível aceitam normalmente cartões de crédito e dinheiro. Visitantes dos Estados Unidos devem ter em atenção que, durante a noite, muitos postos de combustível funcionam de forma automática e apenas aceitam cartões com chip e PIN.
Tenha também alguma cautela: em certos períodos, depois de inserir o cartão, o PIN e o montante pretendido, poderá ocasionalmente surgir uma mensagem de serviço indisponível e não ser emitido dinheiro ou talão. Fora de Lisboa, pode ser mais difícil encontrar locais onde trocar notas de determinadas moedas estrangeiras. Muitos estabelecimentos não aceitam cartões de crédito. É por isso recomendável trazer já alguns euros consigo.
Os bancos não abrem ao fim de semana. Os horários variam e estão afixados à entrada, mas em geral funcionam entre as 08h30 e as 15h30. Nas localidades mais pequenas, alguns bancos encerram para almoço. A maioria das agências já não presta serviço de câmbio manual.
Sempre que possível, reserve os seus hotéis online antes de viajar e pague os em moeda local através de plataformas de confiança. Dessa forma pode reduzir comissões cobradas pelos bancos e pelos levantamentos em caixas automáticas.